Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia apresenta a sinfonia número 9 de Schubert

Obra foi dedicada à Sociedade Filarmônica de Viena e ficou esquecida após sua conclusão até ser encontrada por Robert Schumann, dez anos depois

Harmonia

No AR em 14/12/2021 - 18:02

O Harmonia desta terça-feira (14) traz a Sinfonia número 9, em dó maior, A Grande, de Franz Schubert, concluída em 1828. 

A obra foi dedicada à Sociedade Filarmônica de Viena, que não executou por considera-la difícil para os seus músicos amadores.

Franz Schubert
Franz Schubert, compositor austríaco (Foto: Domínio Público)

Schubert se inspirava em Beethoven, e conhecia a importância do legado do grande mestre, falecido um ano antes, em 1827, e receando comparações da sua Sinfonia com a obra de Beethoven, preferiu deixar os manuscritos da Sinfonia número 9, com seu irmão, Ferdinand. 

Schubert não precisava se preocupar, porque a Sinfonia número 9, A Grande, é uma de suas obras mais maduras, onde ele conciliou o estilo clássico com o espírito romântico. 

Concluída em 1828, a Sinfonia número 9 ficou esquecida, até ser encontrada dez anos depois, em 1838, em Viena, pelo compositor Robert Schumann. 

Logo após a descoberta, a Sinfonia número 9 de Schubert estreou no Gewandhaus de Leipzig, no ano seguinte, em 1839, sob a regência de Felix Mendelssohn. 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 14/12/2021 - 18:02

Mais do programa