O programa desta segunda-feira destaca o personagem Otelo, de Shakespeare, que inspirou compositores como Giuseppe Verdi, Antonin Dvorak e Gioacchino Rossini.
O programa homenageia também os 135 anos da estreia do Otelo de Verdi em Milão em 5 de fevereiro de 1887.
A história gira em torno de Otelo, o comandante militar mouro que servia com general do exército de Veneza contra a invasão turco-tomana.
Iniciamos falando da ópera Otelo de Giuseppe Verdi, apresentada, pela primeira vez, há 135 anos em 5 de fevereiro de 1887, em Milão na Itália.
Apesar de Verdi de não querer mais escrever mais nenhuma ópera para poder se aposentar, Otelo foi um enorme sucesso nos teatros da Europa e da América.
Dvorák escreveu a Abertura de Concerto Otelo, em 1892 como a terceira parte da trilogia Natureza, Vida e Amor.
As duas primeiras partes da trilogia são No Reino da Natureza, Opus 91, e a Abertura Carnaval, Opus 92.
A ópera Otelo, de Rossini, é muito diferente da escrita por Verdi, porque se passa totalmente em Veneza, e não em Chipre, como na história original de Shakespeare.
Mas, o Otelo de Rossini é um marco importante no gênero da ópera como drama musical, porque deu a Verdi inspiração para outras adaptações de obras de Shakespeare.
A peça que iremos ouvir é uma Fantasia Brilhante sobre temas da ópera Otelo, de Rossini, escrita pelo compositor e violinista Heinrich Wilhelm Ernst.
Ouça a MEC FM no player abaixo:
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.