O programa desta sexta-feira (4) relembra a estreia de Pelleas e Melisande de Gabriel Fauré, em Paris em 1901.
Pelléas et Mélisande, Opus 80, é uma suíte de Gabriel Fauré, extraída da música incidental da peça de mesmo nome de Maurice Maeterlinck .
Fauré foi o primeiro de quatro compositores que escreveram música inspirados no drama Pelleas et Melisande, de Maeterlinck.
Debussy, Schoenberg e Sibelius também seguiram esse caminho durante a primeira década do século 20.
A música de Fauré foi escrita para a produção londrina da peça de Maeterlinck, em 1898, onde o compositor reutilizou algumas músicas suas de obras incompletas, e orquestradas por seu aluno Charles Koechlin.
Fauré mais tarde construiu uma suíte de quatro movimentos a partir da música original do teatro, orquestrando ele mesmo a versão do concerto.
Fauré foi um dos principais compositores franceses de sua geração, e seu estilo influenciou muito a música de concerto do século vinte.
As obras para piano de Fauré são de suma importância dentro de própria criação musical do compositor.
Como a Balada para Piano e orquestra, opus 19, escrita em 1879, e dedicada a Camille Saint-Saens, professor de Fauré no Conservatório.
A Suíte Dolly , Opus 56, de Gabriel Fauré, é uma coleção de seis pequenas peças para dois pianos, escritas ou revistas pelo compositor entre 1893 e 1896.
A Suíte Dolly marcava os aniversários e outros eventos da vida de Regina-Helene Bardac, filha da cantora Emma Bardac, amiga de Fauré, e conhecida pela família como Dolly.
A Berceuse, opus 16, de Fauré, encerra o programa de hoje dedicado ao compositor francês.
A Berceuse foi escrita em 1879, para violino e piano, e aqui, é interpretada em versão para flauta e orquestra.
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