O movimento Rio Memórias e a Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro lançaram no dia 25 de abril o “Aqui tem Memória”. O projeto instalará placas informativas em importantes monumentos, estátuas, pontos históricos e culturais da cidade, considerada um museu a céu aberto.
Cada placa terá um código QR direcionando o visitante para página do museu virtual Rio Memórias, nesta haverá informações sobre o ponto histórico, com textos em português e inglês e ferramentas de acessibilidade.
Nesta primeira fase do projeto, estarão disponíveis dez placas na região da Praça XV e mais duas em outros importantes lugares da cidade: uma na estátua de São Sebastião, na Glória, e a outra nos Arcos da Lapa.
"Depois que ela foi fundada, a praça XV passa a ser o centro urbano da cidade. É por onde a cidade se comunicava com o mundo: os portos, os navios e, infelizmente, os escravizados. Foi onde chegou o Dom João VI, que também morou no Paço Imperial." O programa Tarde Nacional recebeu a diretora e fundadora do projeto Rio Memórias Lívia Baião, que explicou a importância histórica da região, além de dar mais detalhes sobre o projeto.
Ouça a entrevista completa no player acima.