Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Victor Assis Brasil e Egberto Gismonti mostram seu talento no Jazz Livre!

Duas referências do jazz e da música brasileira são homenageados no programa

Jazz Livre!

No AR em 23/05/2017 - 12:53

O JAZZ LIVRE! desta terça (23) fala sobre duas referências da música e do jazz brasileiro: o saxofonista Victor Assis Brasil e o compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti. Dois mundos musicais tão diferentes e tão significativos para a música brasileira.

Victor passou pelo acordeon, pela bateria e pela gaita de boca até chegar ao saxofone. A biografia do músico é conhecida: morreu precocemente aos 35 anos, lançou 8 CDs em sua rápida carreira, e queria viver tocando jazz – sem concessões musicais. Além de instrumentista, Victor Assis Brasil se mostrou um excelente compositor e foi homenageado por seu irmão gêmeo João Carlos Assis Brasil, através do álbum "Self potrait", lançado em 1989. O instrumentista ainda morou uma temporada no exterior e representou muito bem o país enquanto esteve por lá. Inclusive, foi do exterior que veio seu reconhecimento como músico. 

Compositor, multi-instrumentista, cantor e arranjador brasileiro: Egberto Gismonti é considerado um virtuoso da música instrumental, tendo na experimentação uma de suas características fundamentais. Um dos poucos artistas do Brasil a deter os direitos de toda sua produção musical, Egberto possui uma carreira marcada de singularidades. Morou com os índios no Alto Xingu por 5 semanas. A experiência foi tão marcante que GISMONTI escreveu um livro. Isso revela o grande interesse pela música e cultura brasileiras, também presente em sua música.

Em cinco de dezembro de 2017,o músico completa 73 anos. Vindo de família musical, estudou com Nadia Boulanger e Jean Baraqué, flertou com o dodecafonismo e o atonalismo, lançou mais de 60 CDs, até chegar a fundar sua gravadora nos anos 2000: a CARMO. A trajetória de Gismonti passa pelo piano (no estudo clássico e teoria musical), pelo violão, pela flauta, pela composição (inclusive para orquestras), e pelo uso de sintetizadores e recursos tecnológicos. Egberto fez inúmeras trilhas sonoras para teatro, cinema, balé e especiais de TV.

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.

Ouça ao vivo no player abaixo.

 

Criado em 23/05/2017 - 13:14 - Episódio 23/05/2017

Mais do programa