Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jazz Livre! apresenta o trabalho do guitarrista Rogério Guimarães e da pianista Louise Woolley

O programa traz os álbuns "Pés Descalçados" e "Ressonâncias"

Jazz Livre!

No AR em 06/06/2017 - 14:16

O Jazz Livre! desta terça (06) fala sobre a guitarra de Rogério Guimarães e o piano de Louise Woolley.

"Pés Descalços" é o primeiro CD de Rogério Guimarães. Os shows de lançamento do álbum aconteceram em fevereiro e abril deste ano. A primeira apresentação ocorreu no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, e o segundo, foi realizado no Bar Semente, na Lapa. Vale destacar que Rogério assina todas as composições e arranjos deste trabalho.

Além do instrumentista, o álbum de estreia traz um time de primeira qualidade. Ronaldo Diamante, contrabaixista, já tocou e gravou com nomes, como Maria Bethânia e Marisa Monte. Marco Tommaso, pianista, acompanhou Claudete Soares e Paulo Moura, além de ser um premiado produtor de trilhas para filmes como "Meu nome não é Johnny" e "Meu passado me condena". Por último e não menos importante, Gabriel Barbosa, baterista, jovem virtuoso, participa de grupos como "El miraculoso samba jazz", "Posada" e "O Clã".

O disco "Pés Descalços" conta com 11 faixas instrumentais de temas brasileiros. Com um cuidadoso trabalho melódico, as músicas passam por ritmos como afoxé, xote, frevo, samba, bossa nova, salsa, bolero, além do bebop. Os arranjos destacam a força desses estilos para a formação de quarteto de jazz. Além de guitarrista, Rogério é também violonista de formação jazzística e popular brasileira. De longa data, o músico já apresenta seu trabalho autoral em diversas formações como trios, quartetos e quintetos de jazz. Mas também desenvolveu carreira como músico acompanhante ao lado de artistas como Jane Duboc, Carlos Navas, Leila Maria, Thais Gulin e Yumi Park, cantora coreana de bossa nova.

O Jazz Livre! também abre espaço para Louise Woolley e seu mais recente trabalho, o álbum "Ressonâncias".

O CD "Ressonâncias" é o segundo trabalho inteiramente autoral da pianista. Lançado em 2013, o álbum que leva seu nome, trouxe a compositora a grandes eventos da música instrumental, garantindo participação em iniciativas como o Festival Jazz a la Calle, em Mercedes, Uruguai, Festival Choro Jazz, no Ceará, Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, o projeto Instrumental Sesc Brasil, o programa Metrópolis, da TV Cultura, entre outros.

O álbum possui um trabalho gráfico muito interessante. Quem assina é a artista plástica Talita Zaragoza. Sobre os desenhos, ela relata no encarte: “Quando fiz os desenhos para as músicas (…), me inspirei nos movimentos dinâmicos, nada óbvios das composições. Alguns mais sutis, outros mais complexos e mais soltos. Me inspirei muito na imprevisibilidade dos sons, na harmonia e melodia, tentando passar ao máximo esses aspectos para a dança que as linhas faziam sobre o papel.” Para conferir a capa, basta acessar a página louisewoolley.com.

Natural de São Paulo, Louise vem de família musical. Ela é filha do contrabaixista Pete Woolley, já falecido, cresceu no meio da música instrumental. Ao mesmo tempo em que teve a oportunidade de tocar com músicos renomados na cena musical brasileira, desenvolvia seu trabalho autoral. Vale destacar dois aspectos da música de Louise: o foco no improviso como forma de expressão de cada integrante do grupo e a influência da canção brasileira em suas melodias.

O Jazz Livre! vai ao ar terça-feira, às 23h, pela Rádio MEC FM e quinta-feira, às 22h05 pela Rádio MEC AM.

Criado em 06/06/2017 - 14:49 - Episódio 06/06/2017

Mais do programa