Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a música do cubano Roberto Fonseca no Jazz Livre!

O compositor, arranjador e pianista é o destaque do último programa sobre jazz cubano no Jazz Livre!

Jazz Livre!

No AR em 05/06/2018 - 13:37

O Jazz Livre! desta terça (05) traz para você o terceiro e último programa de um panorama da música cubana atual; mais especificamente, do jazz cubano, com toda sua riqueza, variações e influências. O programa traz a música do virtuoso pianista, arranjador e compositor Roberto Fonseca.

Em entrevista, ele falou de sua composição: “Eu não queria ir aos clássicos, já que este é o estilo mais puro de todos. Então, visualizando a pureza da voz clássica – só a voz – eu quis dar luz à beleza de nosso povo. Nós somos um povo de esperança. Nós somos lutadores, e, sobretudo, sonhadores. Isto é o que define a mim, como cubano".

Roberto Fonseca nasceu em Havana, em 1975. Hoje, com 42 anos, é um dos maiores nomes da música cubana e internacional. Nascido numa família musical, o caminho não poderia ser diferente. Seu pai, Bebo Valdes (pianista), sua mãe, Mercedes Cortês Alfaro, cantora profissional, e seus irmãos mais velhos, também de projeção internacional, Emílio Valdes (baterista) e Jesus Chuchito Valdes (pianista). Este último já bem conhecido dos brasileiros, nosso querido Chucho Valdes.

O compositor e pianista traz na sua música todo o amálgama de ritmos, religiosidade e afetividade do povo cubano. De forma muito sutil, pode-se  notar sua religiosidade familiar, por exemplo. Mas, como todo bom músico, sempre que pode, Roberto Fonseca procura agregar novas possibilidades ao seu trabalho. Ele gravou, ao vivo, na Itália, um álbum com a cantora e compositora da Costa do Marfim Fatoumata Diawara. Ainda falando de grandes encontros musicais, Fonseca também fez parceria com o cantor, compositor e multi-instrumentista norte-americano Raul Midón.

Roberto Fonseca teve sua formação musical no prestigiado Instituto Superior de Arte, em Havana. Desde então, já são mais de 400 concertos ao redor do mundo. Em 2007 veio ao Brasil, mais especificamente à Bahia, trazido pelo produtor musical Alê Siqueira, para a pré-produção do disco "Zamazu", com participação de Carlinhos Brown.

Jazz Livre! é transmitido às terças, às 23h, pela MEC FM Rio, e aos sábados, às 22h, pela Rádio MEC AM Rio.

Criado em 05/06/2018 - 14:04 - Episódio 05/06/2018 - Jazz cubano 03: Roberto Fonseca

Mais do programa