Ele é dono de um swing carismático, de uma harmonia colorida e de uma persistente proposição de surpresas em seus temas. Foi um dos músicos mais admirados pelo grande Miles Davis. Compositor, líder de formação e instrumentista de exceção. Este Jazz Livre de hoje traz a obra do pianista Ahmad Jamal.
Batizado com o nome de Frederick Russel Jones, ele nasceu em Pitsburg, na Pensilvânia, em 1930.
Em uma de suas viagens, mais precisamente para a cidade de Detroit, o então jovem pianista tomou contato com a grande comunidade islâmica da cidade. Filho de uma família de cristãos batistas, ele converteu-se ao islã aos 20anos de idade, em 1950.
Durante uma entrevista, disse ao New York Times que a mudança de nome para Ahmad Jamal representava o desejo de “restabelecer seu nome original”.
Seus primeiros discos começaram a sair em 1952.
Na liderança de um trio, seu trabalho foi pouco a pouco ganhando o centro da cena do jazz americano.
Sua música é caracterizada por uma abordagem única. Toque leve, clássico, com espaços e fraseado minimalista. As concepções são plenas de sutilezas e surpresas. E um de seus pés está no blues.
Um disco, resultado de um registro ao vivo, é exemplo fundamental das ideias sonoras do pianista. Ao lado do baixista Israel Crosby e do baterista Vernel Fournier, Jamal realizou uma série de apresentações em Washington, no ano de 1958. Do registro dessas sessões veio o álbum Ahmad’s Blues, lançado no mesmo ano.
Ouça o programa no player acima.