Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira um dos maiores nomes do flugelhorn e do trompete, Clark Terry no Jazz Livre!

Nos instrumentos de sopro, a excelência. Na performance, a inventividade. E em toda a sua carreira, uma grande referência para o futuro do jazz

Jazz Livre!

No AR em 09/05/2022 - 21:00

Ele é considerado um dos maiores nomes do flugelhorn e do trompete.

Em mais de 70 anos de carreira, integrou big bands clássicas e serviu de inspiração para artistas imortais.

Um músico virtuoso na técnica, criativo na composição, e inovador nas interpretações.

Este Jazz Livre! é sobre Clark Terry.

Por trás do artista alegre e espirituoso, que cativou a cena do Jazz no século vinte, existe uma história de profunda dedicação à música e de superação de desafios.

Em catorze de dezembro de 1920, na cidade de Saint Louis, no Missouri, nasceu um dos principais trompetistas do jazz americano.

Membro de uma família pobre, e o sétimo entre onze filhos, Clark Terry não teve a oportunidade de aprender música na infância.

Interessado e persistente, aos dez anos de idade construiu seu primeiro instrumento: um projeto de trompete improvisado, a partir de uma mangueira de água e um funil. A iniciativa sensibilizou os vizinhos, que resolveram presenteá-lo com o primeiro trompete de sua vida.

Mas foi nos anos 40 que Clark Terry deu início à carreira artística. Em meio a Segunda Guerra Mundial, ele integrou a banda da Marinha Americana, num momento de grande aprendizado técnico.

Após a experiência, seu nome ganhou repercussão no campo do Jazz, o que lhe conferiu os convites para as orquestras de Count Basie e Duke Ellington.

Já na década de cinquenta, Terry lançou seus primeiros álbuns solo, em exibições marcantes da habilidade nos trompetes e no flugelhorn.

Ouça o programa completo no player acima. 

Tags:  Clark Terry

Criado em 12/05/2022 - 06:12

Mais do programa