Este saxofonista, líder de banda e compositor norte-americano está entre os instrumentistas mais expressivos a emergir das cenas de Jazz de Detroit dos anos 1980 e 1990.
É um músico versátil, que toca clássicos de Rhythm & Blues, standards, música modal e Jazz-funk.
Este Jazz Livre é sobre Kenny Garrett.
Com sua ilustre carreira que inclui passagens marcantes com Miles Davis, Art Blakey e The Jazz Messengers, Donald Byrd, Freddie Hubbard, Woody Shaw e a Duke Ellington Orchestra, bem como uma carreira solo que começou há mais de 30 anos, Kenny Garrett é facilmente reconhecido como um dos mestres vivos mais influentes do Jazz moderno.
O álbum “Songbook” foi o primeiro lançamento do saxofonista Kenny Garrett a apresentar o quarteto formado junto ao pianista Kenny Kirkland, o baterista Jeff "Tain" Watts e o baixista Nat Reeves.
O disco contém apenas composições do próprio
Kenny Garrett , sempre inventivo e ousado.Nascido em 1960 em Detroit,
Kenny Garrett recebeu sua primeira oportunidade profissional com a Duke Ellington Orchestra em 1978.E sua estréia na carreira solo, como líder do criss cross, “Introducing Kenny Garrett”, saiu em 1984.
Seus álbuns lhe renderam reconhecimento mundial, e os primeiros lugares nas pesquisas de leitores e na "lista quente" da Rolling Stone.
Conhecido por anos principalmente por seu toque inovador e improvisações brilhantes,
Kenny Garrett finalmente se destacou como compositor com seu álbum “Songbook”, indicado ao grammy de 1997.