Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça as obras dos violonistas Julian Lage, Marco Pereira e Carlos Moscardini

Jazz Livre traz o violão dos dias de hoje nos Estados Unidos, Brasil e

Jazz Livre desta terça-feira (14) vai falar sobre o violão nos dias de hoje.

 

O programa tem início com o violonista, compositor e arranjador norte-americano Julian Lage, que é um jovem músico que nasceu na Califórnia em 1987 e mora em Nova Iork. Ele já gravou com Gary Burton, David Grisman, Joshua Bell e Yoko Ono. Seu álbum "Sounding Point", foi um dos nomeados para o prêmio Melhor Disco de Jazz Contemporâneo do Grammy de 2010. O CD "World’s Fair" foi lançado em fevereiro de 2015, é o seu primeiro trabalho de violão solo, o repertório e o som deste disco é espontâneo e intimista, parece que o músico está tocando na sala de sua casa. 

 

O jovem violonista e compositor Julian Lage já foi tema de um documentário, como criança prodígio do violão aos 8 anos de idade. Este curta-metragem foi um dos nomeados ao Oscar da categoria em 1997. Julian Lage é um jovem músico, compositor e arranjador norte-americano que desde muito cedo se destaca no cenário do jazz atual.

 

O violonista e compositor brasileiro Marco Pereira, nasceu em São Paulo e inciou os seus estudos com o mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Ele morou na França durante 5 anos e lá recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. Quando voltou ao Brasil, criou na Universidade de Brasília, os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional.

 

Em 1990, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde participou do Free Jazz Festival, em quatro datas em 1989; 1991; 1992 e em 1996. Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Gal Costa, Wagner Tiso, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, entre outros. O programa apresenta composições de Marco Pereira para o CD "Camerístico": "Círculo dos Amantes" e "Lis", para flauta, violão e violoncelo.

 

Carlos Moscardini nasceu em 1959 na Argentina, é violonista e compositor. Em 1990, após ser consagrado como o melhor solista no concurso Nova Música Popular em sua província, gravou seu primeiro álbum solo, "El corazón manda". Este trabalho, que incluiu composições de sua autoria e arranjos de outras músicas argentinas famosas, foi aclamado pela crítica.

 

Atualmente Moscardini é professor do Conservatório de Música Gilardo Gilardi, em La Plata, e do Conservatório Superior de Música Manuel De Falla, em Buenos Aires.

 

Em 2005, Moscardini lançou o CD "Buenos Aires de Raiz", para violão solo. Deste álbum, o programa traz as músicas: "Payada de contrapunto", "El Gato" e "Horizonte infinito".

 

Jazz Livre vai ao ar às terças-feiras, às 23h, pela MEC FM do Rio.



Criado em 13/07/2015 - 23:27 e atualizado em 13/07/2015 - 19:38

Mais do programa