Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jazz Livre apresenta o CD Mirrors com o London Vocal Project

Ouça no repertório trechos do CD com as composições de kenny Wheeler

No Jazz Livre desta terça (10), ás 23h,  o assunto é o CD "Mirrors", com Kenny Wheeler+Norma Winstone+London Vocal Project, este foi o primeiro trabalho gravado em 2012 pelo conjunto vocal inglês e lançado em 2013.
As composições são de Kenny Wheeler e nelas ele usou a poesia de Stevie Smith, Yeats e Lewis Carroll, é uma Suite que ele começou a sua concepção, no começo da década de 1990.

 

 

Kenny nasceu no Canadá em 1930 e faleceu em setembro de 2014. Além de ser um grande compositor, tocava o trompete e fulgelhorn. Ele se mudou para a Inglaterra na década de 1950, as suas raízes sempre foram o Jazz, mas também era adepto da improvisação livre e participou de muitas gravações do Rock. Escreveu mais de 100 músicas e foi um sensacional arranjador para grupos pequenos ou mesmo grandes orquestras. Wheeler foi o chefe do curso de jazz na Academia Real para Jovens.

 

 

A cantora Norma Winstone, nasceu em Londres e na década de 60 chamou a atenção quando dividiu o palco em um clube de jazz, com nada menos que o músico e inventivo compositor, Roland Kirk, multi-instrumentista cego americano que ficou famoso por sua habilidade para tocar mais de um saxofone ao mesmo tempo.

 


Norma começou a sua carreira cantando standards do jazz, mas logo ela se envolveu com a vanguarda e explorou a sua linda voz de maneira experimental e improvisação. Em 1971 ela foi votada como a melhor cantora de jazz, pela revista inglesa Melody Marker, e logo em seguida Norma gravou o seu primeiro álbum. No final dos anos 70 ela começou a cantar com o grupo Azimuth junto com o Kenny Wheeler e gravou vários discos pelo selo ECM. Atualmente ela canta com um trio,  formado por ela, o pianista italiano, Glauco Vernier e o saxofonista e clarinetista alemão, Klaus Gesing. 

 

 

O London Vocal Project é um conjunto inglês, e um dos melhores grupos vocais especialista no Jazz. Foi formado em 2008, com alunos formados em conservatórios de Londres, são 24 cantores com base nos côros e educação musical. O grupo é liderado pelo compositor, professor e maestro Pete Churchill, ele tem uma carreira cheia de atividades, trabalhou por mais de 10 anos, como diretor musical do grupo Five guys named Moe, também foi maestro da Kenny Wheeler Big Band, colaborou com vários cantores e cantoras como, Norma Winstone, John Taylor, Bobby Wellins, Tina May, entre muitos outros, além de produzir vários trabalhos aclamados pela crítica especializada em Jazz.

 

 

Jazz Livre vai ao ar toda Terça-feira às 23h na Rádio MEC FM. . Mande sua mensagem ou grave seu áudio e fale com a produção da rádio que você escuta pelo Whatsapp (21) 99710-0537. 



Criado em 09/11/2015 - 14:38 e atualizado em 09/11/2015 - 12:32

Mais do programa