Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia das Mulheres no Jazz Livre!

Ouça as vozes das cantoras Eska e Laura Mvula

O Jazz Livre desta terça-feira (08) celebra o Dia Internacional das Mulheres, através das vozes de cantoras sensacionais.

 

Na primeira parte, o programa apresenta o CD da Eska Mtungwazi, conhecida como Eska, lançado em 2015. Este trabalho foi um dos indicados ao Mercury Prize de 2015.

 

Este prêmio promove as melhores músicas e artistas que produzem no Reino Unido e Irlanda, todo ano são indicados 12 álbuns. Um dos principais objetivos desta premiação é apresentar um recorte da música e também incentivar o debate, e ajudar a introduzir novos trabalhos dentro desta grande variedade de gêneros musicais, além de formar novas audiências.

 

Em 2015, o Mercury Prize estabeleceu uma boa parceria com a BBC Music, que ajudou na difusão das músicas através das Rádios BBC.

 

Eska nasceu no Zimbábue e fez parte da primeira geração de meninas que vieram do país africano para a Inglaterra, sua família se mudou para uma parte pobre no sul de Londres. A história de Eska é muito maior do que só isso, a menina que o pai era professor de escola primária, sua mãe uma parteira, começou a ter aulas de violino e ela era tão boa que ganhou uma bolsa para o conservatório.

 

Seus talentos para cantar, fazer arranjos e escrever música, logo foram percebidos pela indústria da música, mas ela não deixou que isso tomasse conta do seu caminho musical maior. E como se tivesse fechado os olhos para tudo isso, começou a sua aventura por estruturas mais modernas e diferentes de letras e sons. Com isso, surge uma voz de parar o tempo, com personalidade, sensibilidade e intimidade.

 

Existem álbuns de estreia que estremecem, dão aquele pulo, fazem os alto-falantes gritarem! São verdadeiros produtos da cabeça, coração e talento, e que têm algo a dizer. O CD "Eska", o primeiro da cantora para o mundo, é um deles. No repertório: "This Is How A Garden Grows"; "Gatekeeper"; "Rock Of Ages"; "Boundaries"; "She's In The Flowers"; "Shades Of Blue"; "Heroes & Villains"; "To Be Remembered"; "Dear Evelyn" e "So Long Eddy".

 

Na segunda parte desta edição, um pouco da música da jovem cantora britânica Laura Mvula. Laura nasceu em 23 de abril de 1986, portanto, completa 30 anos neste ano. Ela nasceu em Birmingham, na Inglaterra.

 

Em 2005, Laura Mvula começou a cantar com um grupo de vozes a capella liderado por uma tia. Ela se formou em composição, na Universidade de sua cidade natal, e ao mesmo tempo em que ela trabalhava como professora em uma escola de segundo grau, também escrevia canções em seu laptop.

 

Laura estava trabalhando como recepcionista quando enviou duas músicas demo para vários produtores da indústria da música, um deles ouviu e enviou para outro produtor que se tornou o manager de Laura Mvula. Depois de vários shows, ela assinou contrato com a Sony e seu primeiro disco foi lançado em 2013, intitulado "Sing to the Moon". O programa apresenta algumas músicas deste álbum.

 

Ouça um pequeno trecho do programa no player acima.

 

E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 9 9710 0537 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.

 



Criado em 07/03/2016 - 21:56 e atualizado em 07/03/2016 - 18:56

Mais do programa