Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa

Mobilização ocorre em 22 estados e no Distrito Federal; meta é imunizar 198 milhões de animais

No AR em 01/05/2017 - 07:45

A vacinação contra a febre aftosa começa hoje em todo o Brasil. Bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a doença. Segundo o Ministério da Agricultura, a meta é imunizar 198 milhões de animais. 

Todos os rebanhos da região da Amazônia Legal devem ser imunizados, exceto os do Acre, que nesta etapa deve vacinar apenas os animais com até 24 meses de idade. Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima já começaram as imunizações. No Amazonas, a vacinação será feita em Guajará e Boca do Acre, e em partes dos municípios de Canutama e Lábrea. No Pará, ficam de fora apenas os municípios de Faro e Terra Santa e o arquipélago de Marajó. Em Rondônia, a imunização começou dia 15 de abril, e segue até 15 de maio.

O Departamento de Saúde Animal lembra que os pecuaristas devem buscar a maior cobertura vacinal possível para que o Brasil cumpra todas as ações previstas no Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. A retirada gradual da vaciana deve começar apenas em 2019.

Para que vacina tenha a eficácia desejada é preciso ter alguns cuidados como manter o produto em temperatura entre 2 e 8 graus, aplicar a dose na hora mais fresca do dia, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas, adequadas e limpas. O lugar correto da aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.

Devem ser vacinados os rebanhos de bovinos e bubalinos. E é preciso preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (1):

- Parlamentares querem a federalização da chacina de Colniza;

- Em maio, as contas de luz vão ter bandeira tarifária vermelha;

- Começa o Movimento Mundial Maio Amarelo para reduzir acidentes de trânsito.

Ouça no player acima.

Criado em 01/05/2017 - 10:15