Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ibama apreende palmito ilegal no Amapá

Balanço parcial da Operação Defeso apreendeu mais de uma tonelada

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou, nesta segunda-feira (1º), um balanço parcial da Operação Defeso, realizada na Costa do Amapá, desde o último dia 27. O material apreendido é suficiente para encher um barco com capacidade de carga de 80 toneladas. Só em palmito ilegal, foi recolhida cerca de 1,5 tonelada.

 

De acordo com o superintendente do Ibama no Amapá, César Luiz Guimarães, o resultado surpreendeu. Segundo ele, a carne de caça de espécies como tatu, cotia e tartaruga foi incinerada porque não estava adequada para o consumo. O palmito vai passar por vistoria na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, se liberado, será doado para entidades beneficentes cadastradas no Ibama.

 

Guimarães informou, ainda, que as empresas e pessoas envolvidas nas apreensões foram multadas e podem responder criminalmente.

 

A operação é deflagrada todos os anos pelo Ibama, logo após o período de defeso, que existe para proteger a reprodução de animais. A fiscalização vai continuar, por tempo indeterminado, em todo o Amapá.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (02):

 

- Depois de 12 anos sem reajuste, o preço das passagens de ônibus no Acre vai ficar mais caro. O reajuste médio é de 18%.

 

- O Norte é a segunda região do país com maior número de pessoas infectadas pelo vírus HIV, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. O Sul aparece em primeiro lugar.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 05h45 na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 02/12/2014 - 09:04 e atualizado em 02/12/2014 - 09:26