Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Município amazonense enfrenta surto da Doença de Chagas

Exames confirmaram a doença em 12 moradores do município de Carauari,

Doze casos da Doença de Chagas foram confirmados no estado do Amazonas só nesta semana. Os pacientes são do município de Carauari, a cerca de 800 quilômetros da capital, Manaus.

 

Ouça também:

 

Manual da UFPA ajuda no diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas

 

A Secretaria de Saúde do Amazonas está investigando a origem do surto. A suspeita é que a transmissão tenha sido feita por via oral e pelo consumo de alimentos contaminados com fezes do vetor da doença, que é o mosquito Barbeiro.

 

Os pacientes já estão medicados e não estão internados. Seis deles foram levados para Manaus.

 

Esta não é a primeira vez que ocorre surto da Doença de Chagas em Carauari. Em 2010, foram registrados, também, 12 casos. Na época, a fonte de transmissão identificada foi o açaí, contaminado pelas fezes do Barbeiro.

 

Informações preliminares da investigação apontam, novamente, que o surto deste ano está associado ao consumo do fruto. As equipes de vigilância estão inspecionando os estabelecimentos que atuam no processamento do açaí para identificar irregularidades.

 

Confira, ainda, na edição desta quarta-feira (07) do Jornal da Amazônia 1ª Edição:

 

- No Tocantins, cerca de 10 toneladas de medicamentos e insumos vencidos foram retirados do estoque da Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (05). Mais de 100 mil unidades vencem nos próximos três meses.

 

- Agricultores do Projeto de Assentamento Campo Alegre, no município de Capixaba (AC), receberam 35 mil mudas de café. A ação faz parte da retomada do Programa de Fortalecimento de Cafeicultura do estado. A meta é tornar o Acre autossuficiente na produção de café.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 07/01/2015 - 09:28 e atualizado em 07/01/2015 - 09:53