Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lideranças indígenas denunciam violência e ameaças de morte

Acampamento Terra Livre reuniu mais de mil e quinhentos indígenas em

No último dia de Acampamento Terra Livre, na Esplanada dos Ministérios, alguns indígenas integrantes do movimento estiveram no Congresso Nacional para participar de sessões solenes no Senado e na Câmara dos Deputados em homenagem ao dia 19 de abril, Dia do Índio.

 

O grupo também acompanhou uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, onde pôde relatar as principais demandas das populações tradicionais. Além da PEC 215, que pretende transferir do Poder Executivo para o Legislativo a função de demarcar terras indígenas, violências e ameaças também estiveram no centro da pauta. É o caso de Hozana Poruborá, de Rondônia, que diz ser ameaçada de morte por fazendeiros da região.

 

Leia também: Senado conclui votação do novo Marco Legal da Biodiversidade

 

Para Cleber Buzatto, o secretário-executivo do Cimi, Conselho Indigenista Missionário, além de lutar pela terra e por direitos, o risco de perder a vida é hoje uma das principais preocupações dos índios.

 

Os indígenas também reforçaram na audiência as exigências que colocaram numa carta endereçada à presidenta Dilma Rousseff. A deputada Janete Capiberibe, do PSB do Amapá, relatou que entre os pedidos está a assinatura de decretos por parte da presidenta.

 

O Acampamento Terra Livre reuniu mais de mil e quinhentos indígenas em Brasília. A Mobilização Nacional Indígena ocorreu em todo o país, nesta semana, com atos e encontros para reivindicar e debater os direitos indígenas atacados por diferentes projetos de lei, protestar contra a paralisação das demarcações, entre outros assuntos.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira (17) também destaca que os professores da rede estadual do Pará decidiram manter a paralisação, e entraram com recurso contra a decisão judicial que considerou a greve ilegal e determinou o retorno às salas de aula. 

 

E mais: Indígenas se dedicam ao esporte e ganham espaço em campeonatos tradicionais. O arqueiro Dream Braga, do Povo Cambeba, está na seleção brasileira e vai disputar as Olimpíadas de 2016. 

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 05h45 na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 17/04/2015 - 09:42 e atualizado em 17/04/2015 - 14:25