Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Colheita de capim dourado no Tocantins tem novas regras

Instituto Naturatins estabeleceu mudanças na emissão das licenças de

Todos os anos, nos meses considerados mais quentes no Tocantins, as hastes do capim dourado iniciam o processo de amadurecimento. O manejo correto é fundamental para que este conhecido produto tipicamente tocantinense continue sendo produzido.

 

Por isso, o Instituto Natureza do Tocantins estabeleceu mudanças na emissão das licenças de coleta para os artesãos vinculados às associações no estado.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

A vice-presidente do Naturatins, Lúcia Leiko Garcia, explica que as modificações foram feitas depois de uma análise criteriosa para garantir a preservação do capim dourado e a subsistência das famílias na região.

 

“O Naturatins é anualmente demandado por essa questão, porque todos os anos os artesãos têm que fazer o seu cadastramento e renovação da carteirinha. Essa demanda foi apresentada pelos próprios artesãos para que a gente possa proteger os seus auxílios e, também, o capim dourado”, destacou.

 

A principal mudança são as exigências para a emissão da licença. Todos os artesãos terão que preencher o requerimento junto à sua associação e o prazo, agora, é estabelecido. Para a coleta de 2015, os interessados deverão solicitar o documento até o dia 31 de julho.

 

As alterações valem para os novos artesãos e para aqueles que já possuem a licença e devem se regularizar. Ainda segundo a vice-presidente do Naturatins, quem estiver irregular não poderá realizar a colheita e, ainda, pagará multa de R$ 300 por quilo, além da apreensão do material.

 

“É uma forma de licenciamento. Então, quem tiver em posse de capim dourado, transportando ou mesmo trabalhando, e não tiver a licença, poderá ser multado e ter o seu veículo apreendido também”, lembrou.

 

A coleta do capim dourado será realizada entre os dias 20 de setembro a 30 de novembro deste ano.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira (15) também destaca:

 

- Sobe para 23 o número de municípios afetados pelas cheias dos rios no Amazonas.

 

Acompanhe o jornal de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 5h45, na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 15/05/2015 - 13:41 e atualizado em 15/05/2015 - 11:25