A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou na noite dessa terça-feira (5), no Campus de São Luís, a aula inaugural do curso de graduação Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, o primeiro a ser criado no Brasil.
A inauguração contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, que foi a primeira reitora negra de uma universidade federal no país.
A iniciativa de criar o curso veio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da universidade. A proposta da licenciatura resulta de uma discussão da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana no sistema educacional brasileiro.
Ouça também: Tecnologia promete conectar comunidades isoladas sem internet
Neste semestre, foram ofertadas 40 vagas. O exame seletivo aconteceu no dia 19 de abril e o resultado foi divulgado no último dia 30.
Segundo a coordenação do curso, a expectativa é de que a ação pioneira da UFMA possa inspirar outras universidades a implantarem graduações semelhantes.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (6) destaca também que a Agrotins Brasil 2015 - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - começou oficialmente ontem (5). Mais de 90 mil pessoas são esperadas para prestigiar o evento que deve movimentar R$ 580 milhões.
Acompanhe o jornal de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 5h45, na Rádio Nacional do Alto Solimões.