Os índios Kanamari, que vivem no Vale do Javari, no Amazonas, receberam, nessa terça-feira (18), uma cartilha com orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais. A publicação também quer conscientizar sobre o uso de álcool e outras drogas.
A cartilha, chamada de "Plano de prevenção Kanamari", é a quarta publicação de uma coleção elaborada pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o Ministério da Saúde e a Funai.
Ouça também:
#Juventude: saiba como prevenir e tratar DST/Aids
Os três primeiros volumes da série - destinados aos índios Matis, Matsés e Marubo – foram produzidos a partir de demandas locais. Esta edição dirigida ao povo Kanamari também foi feita a pedido dos indígenas.
Segundo a oficial de educação da Unesco no Brasil, Mariana Braga, os índios Kanamari estiveram presentes em todo o processo de confecção da cartilha.
A cartilha levou um ano e meio para ser produzida. Primeiro, foram feitas diversas oficinas para discutir o conteúdo e a forma de abordagem, depois, ela foi revisada junto ao povo Kanamari e, por fim, houve a tradução para o português. O material tem como público-alvo crianças e adolescentes em idade escolar e vai ser utilizado em escolas indígenas e serviços de saúde.
A publicação traz orientações como "não beber nem levar bebida alcoólica para a aldeia" e "não comprar aparelho de som", pois os Kanamari veem isso como uma ameaça à própria cultura. Outra recomendação é não aceitar estrangeiros e desconhecidos nas aldeias.
A cartilha vai ficar disponível, junto as outras publicações da Série Javari, no site da Unesco. Para acessar, clique aqui.
Ouça ainda nesta edição:
- Sem aparelhos para tratamento, pacientes com câncer do Tocantins são transferidos para cidade do Maranhão.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45.