Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cartilha sobre Aids é distribuída a indígenas do Vale do Javari (AM)

Material produzido pelos índios, em parceria com a Unesco, fala sobre

Os índios Kanamari, que vivem no Vale do Javari, no Amazonas, receberam, nessa terça-feira (18), uma cartilha com orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais. A publicação também quer conscientizar sobre o uso de álcool e outras drogas.

 

A cartilha, chamada de "Plano de prevenção Kanamari", é a quarta publicação de uma coleção elaborada pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o Ministério da Saúde e a Funai.

 

Ouça também:

 

#Juventude: saiba como prevenir e tratar DST/Aids

 

Os três primeiros volumes da série - destinados aos índios Matis, Matsés e Marubo – foram produzidos a partir de demandas locais. Esta edição dirigida ao povo Kanamari também foi feita a pedido dos indígenas.

 

Segundo a oficial de educação da Unesco no Brasil, Mariana Braga, os índios Kanamari estiveram presentes em todo o processo de confecção da cartilha.

 

A cartilha levou um ano e meio para ser produzida. Primeiro, foram feitas diversas oficinas para discutir o conteúdo e a forma de abordagem, depois, ela foi revisada junto ao povo Kanamari e, por fim, houve a tradução para o português. O material tem como público-alvo crianças e adolescentes em idade escolar e vai ser utilizado em escolas indígenas e serviços de saúde.

 

A publicação traz orientações como "não beber nem levar bebida alcoólica para a aldeia" e "não comprar aparelho de som", pois os Kanamari veem isso como uma ameaça à própria cultura. Outra recomendação é  não aceitar estrangeiros e desconhecidos nas aldeias.

 

A cartilha vai ficar disponível, junto as outras publicações da Série Javari, no site da Unesco. Para acessar, clique aqui.

 

Ouça ainda nesta edição:

 

- Sem aparelhos para tratamento, pacientes com câncer do Tocantins são transferidos para cidade do Maranhão.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45.



Criado em 19/08/2015 - 12:30 e atualizado em 19/08/2015 - 09:10