Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia do Folclore é comemorado neste sábado (22)

Para lembrar a data, confira matéria especial sobre lendas e mitos que

Os mistérios da floresta sempre foram uma inspiração para o nascimento de mitos e lendas que fazem parte do folclore brasileiro. Histórias surgiram da maneira como os amazônidas entendiam e explicavam os fenômenos da natureza.

 

Crenças e tradições que passaram de geração para geração ainda hoje permanecem vivas e influenciam a vida dessas populações. É o caso do seringueiro e repentista Cícero de Farias Franca. Apaixonado pelas sensações e os enigmas da mata, Cícero, que mora em Rio Branco, capital do Acre, diz que está sempre em contato com as culturas indígenas da região.

 

Ele conta que já viu a jiboia branca, ser mitológico caracterizado principalmente no imaginário da tribo Huni Kuin, que vive à margem do Rio Jordão. De acordo com o repentista, a Jiboia seria um ser encantado, responsável por trazer conhecimento ao povo.

 

“Eu acredito na lenda da jiboia, porque eu sinto e vejo. A jiboia é mãe terra, ela é mansa, é amor. Ela não é agressiva. Ela se manifesta aqui na minha pessoa. Eu recebo ela. De repente, eu me transformo, onde tiver dor vai desaparecendo todas das dores. Então, a lenda da jiboia é muito real”.

 

O fascínio e o respeito pela natureza e pelas tradições da população amazônida fizeram Cícero se juntar a outros artistas da família. Há dez anos, eles criaram uma nova figura folclórica no Acre, o Jabuti Bumbá.

 

Cilene Farias, irmã de Cícero, disse que em 2005, ano de criação do grupo, uma queimada matou milhares de jabutis no estado. A figura folclórica nasceu da crítica à devastação da floresta.

 

“A gente viu que era uma forma, vamos dizer assim, de fazer justiça, usar o jabuti como um símbolo para falar melhor dessa coisa trágica que é a queimada. E aí saímos brincando e cantando e falando de coisas sérias, denunciando.

 

Hoje, inclusive, o Ministério da Agricultura já reconhece o jabuti como um brinquedo da cultura popular aqui do Acre”.

 

No Brasil, a comemoração do Dia do Folclore completa 50 anos. Assinado em agosto de 1965, o decreto que instituiu a data determina que as instituições de ensino realcem a importância do folclore na formação cultural do país.

 

O Jornal da Amazônia - 1ª edição é uma produção da equipe de Radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 21/08/2015 - 13:29 e atualizado em 21/08/2015 - 10:04