Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TO assina termo de proteção aos Direitos Humanos para Jogos Indígenas

Iniciativa busca proteger populações vulneráveis durante o evento, que

Foi assinado nessa segunda-feira (17) em Palmas um termo de cooperação da Agenda de Convergência para a Proteção dos Direitos Humanos nos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas no Tocantins. A solenidade contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas.

 

De acordo com a secretária estadual de Proteção e Defesa Social, Gleide Braga, a preocupação desde que Palmas foi anunciada como cidade-sede dos jogos é com a garantia do direito das crianças e adolescentes e outros públicos com direitos violados em grandes eventos.

 

Saiba mais sobre os Jogos Mundiais Indígenas

 

“Essa é uma metodologia que o Governo Federal utiliza nos grandes eventos. É uma metodologia que pretende proteger alguns públicos que, nesses eventos de grande porte, acabam tendo algum tipo de situação que os colocam em situação de vulnerabilidade”.

 

Ainda segundo Gleide Braga, o engajamento de todos os parceiros já sinaliza que os Jogos Mundiais Indígenas serão referência positiva para o Brasil e para o mundo e o próximo passo é a elaboração do plano de ação a ser aplicado durante os jogos.

 

“O que foi institucionalizado até o momento é um comitê de organização dessa agenda, composto pelo governo do estado, Prefeitura de Palmas, Defensoria, Ministério Público, organizações que discutem os direitos dos povos indígenas, também organizações que discutem os direitos da criança e do adolescente para poder pensar um plano de trabalho que será executado durante os Jogos Indígenas”.

 

Os Jogos Mundiais Indígenas acontecerão de 23 de outubro a 1º de novembro em Palmas com a presença de mais de 2 mil atletas de 30 países.

 

No Jornal da Amazônia 1ª Edição saiba, também:

 

- Rondônia pode estar legalizando madeira clandestina retirada de unidades de conservação.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45.



Criado em 18/08/2015 - 12:09 e atualizado em 18/08/2015 - 11:11