Mais da metade dos municípios do Mato Grosso apresentam alta incidência de dengue, de acordo com a SES - Secretaria de Estado de Saúde. Dos 141 municípios mato-grossenses, 73 apresentam índices elevados da doença.
Segundo o Boletim Epidemiológico, emitido pela Vigilância em Saúde da SES, mais de 20 mil casos de dengue foram notificados no estado em oito meses. Um aumento de 111%, na comparação com o mesmo período de 2014, quando foram registrados cerca de 9 mil e 500 casos.
O município de Sinop continua com um dos maiores índices: quase 3 mil casos notificados de dengue. De acordo com informações divulgadas pelo governo do estado, a SES recomendou às Secretarias Municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença.
Em relação à Febre Chikungunya, o governo informou que foram registrados 255 casos suspeitos no estado, sem nenhuma confirmação até o momento. Em março ocorreu o primeiro caso “importado” de Chikungunya, no município de Cuiabá.
Saiba as diferenças entre a febre chikungunya e a dengue
Também não houve confirmação sobre a circulação do Zika vírus em Mato Grosso. Cento e trinta e duas amostras de exames foram enviadas para diagnóstico diferencial. O Zika vírus apresenta sintomas parecidos com os da Dengue e da Febre Chikungunya, como: dores nas articulações, dor de cabeça, febre, náuseas, diarreia e mal-estar. Evitar o acúmulo de água parada nas residências é uma das medias de prevenção para as três doenças.
Nacional da Amazônia comemora 38 anos com transmissão direto do Pará
Ouça ainda na edição desta terça-feira (1º): Mato Grosso do Sul lidera ranking de violência contra população indígena. O governador do estado solicitou a presença do Exército para evitar mais ataques; Uma pesquisa do IBGE divulgada recentemente chama a atenção para a alimentação inadequada de crianças menores de dois anos no Brasil.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe de Radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.