Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Risco de epidemia deixa o Amazonas em emergência

Medida vale por 180 dias e é para evitar aumento de casos de Dengue,

Devido a probabilidade de o Amazonas desencadear uma epidemia de dengue, de chikungunya e do zika vírus, o governo do estado decretou situação de emergência. As doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto, assinado pelo governador José Melo, foi publicado no Diário Oficial do Amazonas e vale por 180 dias.Segundo o Governo do Amazonas, agora o estado segue a mesma linha já adotada pelo Ministério da Saúde, que declarou situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em decorrência da associação do Zika vírus com o aumento de casos de microcefalia no Nordeste do País.

 

A medida é preventiva, segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. Ele declarou que o “Amazonas, por ter um clima tropical, é normalmente considerado como área de risco potencial para proliferação do mosquito e, por isso, as ações precisam ser intensificadas”. Pedro Elias disse também que a secretaria está orientando todas as Prefeituras a elaborarem planos de ação para o combate ao mosquito. O secretário informou ainda que os casos das doenças no estado estão com índices dentro da normalidade. Até o momento, foram notificados 34 casos suspeitos de Zika vírus: 13 já foram descartados e apenas um foi confirmado.

 

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde, neste ano, em todo o Estado, foram registrados 7.191 casos de dengue. Em relação à febre Chikungunya, foram notificados 152 casos da doença no Amazonas. Já foram descartados 75 casos desse total. Apenas 12 foram confirmados, sendo 7 contraídos fora do estado.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira, 15: MPF pede intervenção judicial em Belo Monte por destruição de tradições indígenas; Conferência discute políticas públicas indigenistas em Brasília. E mais: pescadores legalizados no Amazonas reclamam da pesca clandestina do pirarucu. O Jornal da Amazônia 1ª Edição, vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



FVS alerta para o alto índice de mosquito da dengue em Benjamin Constant

Criado em 15/12/2015 - 09:58 e atualizado em 15/12/2015 - 08:55