O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estima que o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em 2016 ultrapasse 518 bilhões de reais. Na série iniciada em 1989, esse é o terceiro melhor resultado. No entanto, em relação ao ano passado, houve queda de 2,6%. Segundo a pasta, o que motivou essa diferença foi a redução de 21,2% na produção de milho, por causa da estiagem.
A safra total do grão passou de 84,7 milhões de toneladas, em 2015, para 66,7 milhões de toneladas este ano. Outros produtos que seguiram o mesmo caminho foram o algodão, o arroz, o cacau, a laranja e o tomate.
Na pecuária, as maiores reduções foram da carne suína, em 12,5 %, e do leite, que caiu 12,1%. Já a soja, o café, o feijão, o trigo, a banana, a batata-inglesa e a maçã, que juntos representam 54% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, tiveram resultados positivos.
Na análise por região, o Norte aparece em último lugar, com 31 bilhões de reais.
O Sul permanece na liderança, com 153 bilhões de reais. Entre os estados, São Paulo e Mato Grosso estão na frente, seguidos por Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esses cinco estados respondem por 63% do Valor Bruto da Produção Agropecuária no país.
Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (18): Ministério Público de Contas de Roraima identifica fraudes em contratos da Secretaria Estadual de Educação; Brasil conclui acordo com Moçambique para exportar bovinos vivos.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.