Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mineradora no Pará pode ter atividades suspensas

Segundo MP, empresa tem se envolvido em desastres ambientais com

A mineradora Imerys Rio Capim Caulim, em Barcarena, no Pará, pode ter as atividades suspensas por causa de vazamentos de rejeitos de minérios. O mais recente vazamento proveniente da Imerys ocorreu dia 29 de outubro e teria contaminado as águas do Rio Pará.

 

Na última sexta-feira, os Ministérios Públicos Federal e Estadual recomendaram que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) suspenda a atuação da mineradora, até comprovação de que não há riscos de novos vazamentos. A Semas informou que ainda não foi notificada. Após receber o documento, a pasta terá três dias úteis para suspender as atividades da Imerys.

 

De acordo com a recomendação, a empresa tem se envolvido em desastres ambientais com frequência nos últimos anos. A presença do caulim, minério usado na fabricação de cerâmica, foi registrado em 42% dos acidentes ambientais. Para o MP, a repetição dos vazamentos leva à conclusão de que a mineradora possui problemas operacionais, já que não consegue garantir um nível minimamente aceitável de segurança nas atividades.

 

Para ter os trabalhos reestabelecidos, a mineradora deverá fornecer informações sobre as causas e consequências do último vazamento e quais medidas vai adotar, para evitar novos derramamentos. O Ministério Público exige ainda que uma auditoria independente aponte se a Imerys está apta a operar de maneira segura.

 

Em nota, a mineradora afirma que recebeu, com surpresa, a recomendação do Ministério Público à Secretaria de Meio Ambiente. A nota afirma que a Imerys é uma empresa idônea, manteve as suas portas abertas a todas e quaisquer entidades públicas que requeiram vistorias e solicitações de documentação.

 

O documento diz ainda que a ocorrência do dia 29 de outubro foi um fato isolado e já foram tomadas as medidas preventivas na área. A empresa afirma que o caulim é uma argila abundante na natureza, classificada como não perigosa. E que, entre 2013 e 2015, foram investidos mais de R$ 20 milhões na segurança das operações.

 

 A Imerys foi procurada pela reportagem, mas não respondeu aos nossos questionamentos, até o fechamento desta edição.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira (28): Gleba Padauiri, no Amazonas, vai ser incorporada ao patrimônio da União; Cresce o cultivo de mamão no Tocantins e a prática pode ser uma oportunidade de criação de emprego e renda.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Relatório do novo Código de Mineração gera polêmica

Criado em 28/11/2016 - 15:08 e atualizado em 28/11/2016 - 13:12