Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPF pede mais uma vez a suspensão das atividades de Belo Monte

Órgão quer que a suspensão vigore até que sejam atenuados impactos

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com mais uma ação para pedir a suspensão da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no Pará.

 


Segundo o MPF, apesar de os impactos terem sido previstos no licenciamento e confirmados, após a morte de 16 toneladas de peixes no início do ano, a empresa estaria negando a existência desses danos.

 

Os procuradores afirmam que as inconsistências técnicas apontadas por estudos independentes deveriam ter levado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) a embargar a obra, até que os impactos ambientais fossem eliminados.

 


O MPF quer que a suspensão vigore até que sejam atenuados os impactos provocados ao ecossistema aquático e à pesca no rio Xingu.

 

Além da suspensão da licença de operação, o MPF também pediu à Justiça que a Norte Energia, a União e o Ibama sejam obrigados a iniciar o monitoramento constante da mortalidade de peixes nas áreas impactadas por Belo Monte.

 

A ação solicita que a Norte Energia fique impedida de ter acesso a financiamentos, incentivos ou benefícios fiscais oferecidos pelo poder público até que os impactos aos pescadores sejam reduzidos e controlados.

 

Por nota, a Norte Energia informou que cumpre todas as demandas do órgão licenciador do empreendimento. O Ibama informou que ainda não foi notificado e que só vai se pronunciar após conhecimento do teor da ação.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quarta-feira (30): CBF altera datas de jogos em respeito às vítimas de acidente aéreo com time da Chapecoense e Governo Federal divulga informações sobre o CAR - Cadastro Ambiental Rural

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Mineradora no Pará pode ter atividades suspensas

Criado em 30/11/2016 - 10:38 e atualizado em 30/11/2016 - 10:07