Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Líderes de rebeliões em Manaus serão transferidos para presídios federais

A cidade sofreu 4 rebeliões, em 24 horas. 60 pessoas morreram.

Os líderes das rebeliões ocorridas em Manaus, desde domingo, serão transferidos para presídios federais. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, nessa segunda-feira. A capital amazonense viveu o que já é considerado o pior massacre do sistema prisional do Estado e um dos maiores do Brasil, perdendo somente para o massacre do Carandiru, em São Paulo, em 1992, quando 111 presos foram mortos pela polícia.

Em um intervalo de 24 horas, a cidade registrou rebeliões em 4 unidades de detenção, 60 mortes e 184 fugas. Até o fim da noite, 48 detentos haviam sido reconduzidos ao sistema prisional, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. As buscas continuam, com barreiras montadas em diversas zonas da cidade, nas rodovias estaduais e BR-174.

O governador do Estado anunciou medidas para conter a crise no sistema carcerário, entre elas estão o reforço da segurança nas unidades e a ampliação do número de vagas no sistema prisional. Revistas periódicas serão intensificadas e polícia militar vai reforçar a presença em apoio ao trabalho dos agentes penitenciários. A construção de três unidades prisionais em Manaus, Manacapuru e Parintins deve começar ainda neste ano, ampliando em mais de quatro mil a capacidade para abrigar os detentos.

Os corpos dos presos assassinados durante a rebelião no Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj) estão guardados em um caminhão frigorífico até a conclusão da identificação das vítimas. O contêiner foi alugado pelo governo do Estado porque o Instituto Médico Legal de Manaus não tem capacidade para receber todos os corpos.

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (3):


- Manutenção de Ponte no Pará causa interrupções no tráfego da Região Metropolitana de Belém;

- Balanço do Ipaam aponta saldo de multas aplicadas em mais de 8 milhões de reais;

- No Maranhão, 152 mil meninos vão ser vacinados contra o HPV

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 03/01/2017 - 10:40 e atualizado em 03/01/2017 - 13:16