Domingo tem eleitor voltando às urnas para escolher o prefeito em seis cidades brasileiras. Na Amazônia, haverá nova eleição nos municípios de Taguatinga, no Tocantins e Tomé-Açu, no Pará.
No pleito do dia 4 de junho, os pouco mais de 10 mil eleitores de Taguatinga vão escolher entre dois candidatos. Quem será o próximo gestor municipal: Miranda Taguatinga, do PV - segundo mais votado nas eleições de outubro do ano passado; e Lucin, do PSD? O mais votado e prefeito à época, Paulo Roberto teve o registro de candidatura indeferido e só concorreu por causa de um recurso, mas o registro foi cassado em definitivo pelo Tribunal Superior Eleitoral e a eleição de 2016 foi cancelada.
Em Tomé-Açu, quatro candidatos disputam os votos dos mais de 46 mil eleitores do município paraense. Aurenice Ribeiro, do PMDB é candidata a reeleição. Jonas do Radar, do PSC, que ficou em segundo lugar no pleito de outubro. Bruna Eudes, do PSDB – substituiu o pai na disputa. Eudes foi o mais votado em 2016, mas teve o registro cassado. Amilton Caliman, da Rede, teve o registro de candidatura aprovado, mas a coligação de Aurenice entrou com recurso na justiça eleitoral alegando que Amilton não se desincompatibilizou no prazo legal do cargo de administrador da empresa da qual é um dos proprietários.
Nos dois municípios, a votação ocorrerá das oito da manhã às cinco da tarde, no horário local. Podem votar eleitores regularizados até maio de 2016, ou seja, o mesmo eleitorado do pleito realizado em outubro do ano passado. O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas de 18 a 70 anos. E facultativo para analfabetos e eleitores de16 a 18 anos incompletos ou com mais de 70 anos.