Atendendo a um pedido do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu o embargo das obras no trecho do meio da BR-319, que liga Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia.
Anteriormente, a justiça havia entendido que a autarquia teria extrapolado o aditivo ao Termo de Acordo de Compromisso firmado com o Intituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que permitia apenas atividades de manutenção e conservação da rodovia entre os quilômetros 250 e 655. É o que explica o engenheiro José Fábio Porto Galvão, diretor regional do Dnit no Amazonas.
As atividades de manutenção da BR-319 devem ser concluídas em dezembro. Serão feitos cinco serviços: retirada de atoleiros, limpeza das laterais, reforma das pontes de madeira, substituição de bueiros metálicos e revestimento primário.
Os reparos na rodovia só poderão ser retomados quando o Ibama for notificado da decisão da justiça. A reportagem entrou em contato com o Instituto e aguarda retorno.
Ouça o jornal na íntegra no player acima.
Confira ainda no Jornal da Amazônia - 2ª edição desta quinta-feira (22):
- STF suspende efeitos da MP da regularização fundiária;
- Uber começa a operar em Roraima em meio a problemas com taxistas;
- Empresa Umanizzare deve suspender as atividades em presídios do interior do Tocantins.
O Jornal da Amazônia - 2ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h20 na Rádio Nacional do Alto Solimões e às 12h20 na Rádio Nacional da Amazônia.