Criadores de gado do Tocantins que pretendem participar de eventos agropecuários podem antecipar a vacinação dos animais contra febre aftosa a partir do dia 11 de abril, próximo sábado.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada entre 1º e 31 de maio.
Para adiantar a vacinação, o pecuarista deve procurar a unidade da Adapec, Agência de Defesa Agropecuária, onde a ficha cadastral é movimentada e assinar um termo de compromisso para comprar a vacina.
O objetivo da medida é cumprir o período de carência obrigatório para movimentação do rebanho.
O prazo é de 15 dias para os animais que foram vacinados pela primeira vez e sete dias para animais com duas vacinações. Somente os que têm três ou mais vacinações comprovadas estão livres de carência.
O pecuarista que pedir a autorização deve vacinar não só os animais que participarão de eventos, mas todos os bovídeos da propriedade rural.
Também é necessário comprovar o ato até dez dias após a compra da vacina. Uma vez solicitada à autorização, se ocorrer desistência por parte do produtor rural, ele deverá retornar à Adapec e explicar o motivo, pois a omissão pode causar bloqueio do cadastro, até que regularize a situação.
Há 18 anos o Tocantins está livre da febre aftosa e contabiliza mais de oito milhões de bovinos e bubalinos. A antecipação da vacinação ocorre nas duas etapas, maio e novembro. Só em 2014, mais de 500 mil animais participaram de feiras e eventos agropecuários.
Ouça também: Fossa séptica biodigestora transforma esgoto em adubo para agricultura
O Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira (7) ainda destaca: fazendeiros e sitiantes em Ariquemes, Rondônia, serão notificados para imunizarem animais contra raiva. Programa de feiras pretende ampliar a venda de pequenos produtores no Acre. E mais: polícia prende acusados de chacina em assentamento no Pará.
O Jornal da Amazônia 1ª Edição, vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h50, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).