Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda as causas do aumento do número de idosos com HIV no Brasil

Confira entrevista com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Marco Túlio Cintra

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 29/11/2024 - 15:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (29) falou sobre o aumento da quantidade de idosos com o vírus HIV no Brasil. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021, o número de idoso que testaram positivo para o vírus quadruplicou. O entrevistado foi o geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Marco Túlio Cintra. 

Ele explicou que são diversos os fatores que estão ligados a esse aumento, entre eles a falta de campanhas direcionadas a esse público. E acrescentou que os números podem ser ainda maiores, já que é grande a subnotificação por falta de testagem.

Cintra contou que acontece de o paciente apresentar sintomas como o emagrecimento acentuado e os médicos investigarem câncer, sem desconfiarem de HIV.  Segundo o especialista, é fundamental que os profissionais da saúde solicitem a testagem aos pacientes idosos, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. 

Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista na íntegra.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Tags:  AIDS HIV idosos Vírus

Criado em 29/11/2024 - 17:53

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa