Presidenta Dilma Rousseff sanciona nesta quarta-feira (20) novo marco legal da biodiversidade que regulamenta o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado. As novas regras simplificam a pesquisa e exploração do patrimônio genético de plantas e animais nativos e o uso de conhecimentos indígenas ou tradicionais sobre o tema.
Durante a cerimônia, a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, disse que a partir de agora para ter direito a usar os conhecimentos de algum povo sobre determinada planta ou animal será preciso a autorização da comunidade envolvida.
No Jornal da Amazônia 2ª Edição desta quarta-feira (20) tem também informações sobre a suspensão do transporte de imigrantes do Acre para a cidade de São Paulo. Os estrangeiros só voltarão a ser levados para a capital paulista depois que os governo federal e do Acre; e as demais instâncias estabelecerem novo esquema para o transporte dos imigrantes.
O Jornal da Amazônia 2ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 12h20, na Rádio Nacional da Amazônia e às 10h20 na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).
Nova Lei da Biodiversidade preocupa o Conselho Nacional de Segurança Alimentar
Senado conclui votação do novo Marco Legal da Biodiversidade