Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Superlua influencia maré alta em São Luís

Nesta segunda-feira, ondas fortes invadiram ruas na orla da capital

A Maré de Sizígia voltou a atingir a orla de São Luís. As ondas atingiram quase 7 metros nesta manhã (28). O fenômeno acontece quando o sol e a lua estão alinhados em relação à terra. A atração da gravidade entre os dois astros se somam o que aumenta a amplitude das marés. Apesar de acontecer durante todos os meses, nas luas cheias e novas, neste mês de setembro, um outro fator trouxe mais intensidade às marés: o fenômeno da Superlua.

 

Segundo o capitão dos portos do Maranhão, Marcos Tadashi, "a trajetória da lua ao redor da terra não é circular. É elíptica. Então, agora na Superlua, quando a lua está mais próxima da terra, ela fica mais ou menos 50 mil quilômetros mais perto da terra. Então ela tem uma gravidade maior, uma maior influência na amplitude de maré. Cinquenta mil quilômetros de maré. Imagine, a costa brasileira tem 8 mil quilômetros. Imagine cinquenta mil quilômetros. Muito mais próximo”, afirma.

 

Segundo Marcos Tadashi, apesar de a incidência de ventos fortes ser maior nesta época do ano, a previsão é de ventos fracos para os próximos dias, sobrando apenas a influência das marés. Ela acredita que as marés não vão gerar grandes problemas à população. Ainda assim, ele pede cautela, principalmente no "banho de mar porque a correnteza é maior. Então as pessoas têm que ter cuidado. Principalmente quando a maré está vazando, o mar puxa mais. E as pequenas embarcações evitar sair porque tem as correntes maiores e com a incidência do vento podem ter ondas de 2, 3 metros e podem causar algum acidente", explica.

 

Em agosto, a maré alta causou prejuízos na orla de São Luís. A correnteza forte destruiu calçamentos e derrubou postes de iluminação pública na Avenida Litorânea. A previsão para esta terça-feira(28) é que a maré atinja 7,2 metros.

 

Ouça ainda na edição desta segunda-feira(28) que o Brasil se comprometeu a reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa, até 2030. As metas brasileiras serão levadas para a Conferência do Clima, a COP-21. A conferência será realizada, em Paris, na França, no mês de dezembro.

 

E mais: o atendimento nas Agências do INSS deve ser normalizado nos próximos dias, segundo informações do Ministério da Previdência Social. Um acordo entre o governo e as entidades sindicais que representam os servidores do Instituto deve ser assinado nesta semana. Mas a presidenta do INSS, Elisete Berchiol, alerta que os segurados devem ligar para o 135 antes de se dirigirem às agências. O 135 funciona das 7h da manhã até as 22h, de segunda a sábado. As ligações feitas de telefone fixo são de graça. Caso o segurado ligue de um celular, o custo será de uma ligação local.



Maré alta provoca prejuízos em São Luís (MA) e região metropolitana

Criado em 28/09/2015 - 17:52 e atualizado em 28/09/2015 - 14:05