Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índios Matis ocupam prédio da Funai do Vale do Javari (AM)

Eles cobram resolução de conflitos com grupo isolado Korubo

Cerca de 50 indígenas do povo Matis ocupam desde terça-feira (19) a sede da Coordenação Regional da Funai no Vale do Javari na cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Todos os funcionários do órgão foram obrigados a deixar o prédio. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o motivo da ocupação seria uma revolta dos índios em relação à Funai que não atendeu ao pedido de proteção para evitar conflitos com grupos indígenas isolados da etnia Korubo.

 

No início de dezembro de 2014, dois indígenas Matis foram assassinados durante conflito com índios isolados às margens do rio Coari. Esse fato teria desencadeado retaliação e provocado morte também de Korubos.Os indígenas dizem que só vão desocupar o prédio quando o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves, for discutir a implantação de uma Coordenação Técnica na região onde os conflitos vem ocorrendo.

 

Procurada pela reportagem, a Funai afirma que ainda não foi comunicada oficialmente sobre as reivindicações do povo Matis para desocuparem o prédio. Informou ainda que a princípio a instituição não pensa em fazer o contato forçado com os índios isolados. Mas adianta que já existe uma reunião agendada para fevereiro entre representantes do órgão e indígenas para debaterem a situação dos povos que ocupam a região do Vale do Javari. 

 

No player acima é possível ouvir Jornal da Amazônia 2ª edição na integra.



Criado em 20/01/2016 - 16:19 e atualizado em 20/01/2016 - 15:12