Há 15 dias do fim do prazo do registro de candidaturas para as eleições municipais, nenhum candidato da região Norte procurou os Tribunais Regionais Eleitorais para fazer o registro.
Em todo o país, o número total é considerado baixo. São 847, sendo 797 para vereador, 25 para prefeito e 25 para vice-prefeito.
Nas últimas eleições municipais, foram mais de 480 mil candidaturas. Sendo que 66% delas foram registradas no último dia de prazo.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, alerta para o perigo de judicialização, caso o candidato deixe para a última hora.
Quando se fala em eleições municipais, o registro é feito da seguinte forma: o Juiz eleitoral local analisa o pedido. Em caso de negativa, o candidato pode recorrer ao respectivo TRE e depois ao TSE. As impugnações também podem ocorrer por parte do Ministério Público, partidos políticos, coligações ou até adversários. Nesses casos, os candidatos concorrem com o registro sub judice. Caso a impugnação seja confirmada, os votos dados ao candidato são anulados, mesmo que tenham sido suficientes para elegê-lo.