Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aluno denuncia homofobia em Universidade do Amazonas

O acadêmico encontrou pichações contra o público gay no banheiro da

"Morte aos gays." Foi com esta frase que Walteric Juur se deparou ao entrar em um banheiro do Instituto de Ciência Humanas e Letras da Ufam, Universidade Federal do Amazonas, na última semana.

 

O estudante de Artes Visuais da instituição disse que se sentiu ameaçado com a ofensa pichada em um dos sanitários. Sem saber ao certo como agir, resolveu então tirar uma selfie e postar em uma rede social. A ideia, segundo ele, era mostrar que mesmo em um ambiente como uma universidade ainda existem pessoas com este tipo de pensamento. "A universidade faz parte da nossa sociedade. Então é meio difícil evitar que a discriminação e o preconceito não vá chegar dentro da universidade".

 

A foto ganhou repercussão na internet. Foram quase 400 reações ao post. A imagem ganhou ainda uma nova publicação. Desta vez editada. Ao invés de morte, a palavra "amor". O aluno – que disse não ser a primeira vez que encontra pichações preconceituosas na UFAM – resolveu procurar a universidade que emitiu uma nota de repúdio.

 

No texto, o Conselho Universitário disse que condena às manifestações LGBTfóbicas nas dependências da universidade; afirmou ainda que rejeita todo discurso de ódio e práticas discriminatórias contra a população LGBT em qualquer aspecto social. E reafirmou compromisso em defesa dos direitos e da cidadania de todos.

 

Ainda segundo Walteric Juur, a UFAM se comprometeu a criar uma comissão formada por alunos e professoras para o enfrentamento do preconceito na universidade.



Criado em 16/01/2017 - 16:02 e atualizado em 16/01/2017 - 14:11