Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cabo telegráfico submarino de 1874 é marco do jornalismo brasileiro

A instalação do cabo telegráfico submarino do Atlântico Sul ligou Recife a Lisboa há 150 anos

Manhã Nacional

No AR em 24/06/2024 - 16:41

Há 150 anos um cabo telegráfico submarino encurtou a distância entre o Brasil e a Europa. De Recife à Lisboa, a américa do sul passou a estar integrada ao sistema global de comunicação. A partir daí as notícias não demoraram mais tanto a atravessar de um continente para o outro. Agora, no dia seguinte aos fatos, o Brasil já poderia saber o que se passava na europa e nos estados unidos e vice e versa.

No curso de jornalismo da Universidade Federal Fluminense, um projeto foi criado para resgatar a memória desse passo importante para a comunicação, que fortaleceu e viabilizou o transito de informações pelas agências de notícias. O professor de jornalismo da UFF, Pedro Aguiar, coordenador do projeto nos fala porque o ano de 1874 é tão importante para a história da comunicação em nosso país.

Maiores informações podem ser encontradas no site gerido pelo projeto.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 24/06/2024 - 16:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa