Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escritor Paulo Scott fala de sua obra "Marrom e Amarelo"

Novo romance conta a história de dois irmãos marcados pela discriminação racial no Brasil

Marca Página

No AR em 06/12/2019 - 15:05

O escritor Paulo Scott é o convidado especial desta edição do Marca Página. Ele fala do romance "Marrom e Amarelo", lançado pela Companhia das Letras em agosto de 2019. O livro conta a história dos irmãos Federico e Lourenço, que cresceram no Paternon, bairro suburbano de Porto Alegre. Filhos de pai negro, os irmãos conhecem a pressão da discriminação racial.

Federico, narrador do romance, tem a pele clara, o que não o impede de se tornar um ativista do movimento social negro. Aos 49 anos, ele foi convocado para integrar uma comissão governamental que pretende discutir o preenchimento das cotas raciais nas universidades públicas. Em meio a burocracias e debates, Federico se recorda de eventos traumáticos da infância e da juventude. 

Paulo Scott nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou dez livros: quatro romances, um livro de contos e cinco de poesias. Recebeu os prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prémio Literário Casa da América Latina (Portugal). Vive atualmente em São Paulo. 

Clique e ouça a entrevista completa:

 

Tags:  Literatura

Criado em 06/12/2019 - 15:31 - Episódio programa 185

Mais do programa