O escritor Paulo Scott é o convidado especial desta edição do Marca Página. Ele fala do romance "Marrom e Amarelo", lançado pela Companhia das Letras em agosto de 2019. O livro conta a história dos irmãos Federico e Lourenço, que cresceram no Paternon, bairro suburbano de Porto Alegre. Filhos de pai negro, os irmãos conhecem a pressão da discriminação racial.
Federico, narrador do romance, tem a pele clara, o que não o impede de se tornar um ativista do movimento social negro. Aos 49 anos, ele foi convocado para integrar uma comissão governamental que pretende discutir o preenchimento das cotas raciais nas universidades públicas. Em meio a burocracias e debates, Federico se recorda de eventos traumáticos da infância e da juventude.
Paulo Scott nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou dez livros: quatro romances, um livro de contos e cinco de poesias. Recebeu os prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prémio Literário Casa da América Latina (Portugal). Vive atualmente em São Paulo.
Clique e ouça a entrevista completa: