Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Memória Musical recebe o mestre João Donato

Em uma seleção musical escolhida a dedo, o pianista e compositor relembra algumas de suas inúmeras histórias

Memória Musical

No AR em 29/03/2019 - 11:16

Prestes a completar 85 anos em agosto, João Donato faz parte do seleto clube dos mestres da Música Brasileira. Nascido em Rio Branco, em 1934, mudou-se para o Rio de Janeiro com a família, aos 11 anos, época em que já dominava a sanfona e participava dos diversos programas de rádio existentes. Tempos depois, começou a frequentar as famosas jam sessions na casa de Dick Farney e iniciava sua carreira profissional integrando o regional de Altamiro Carrilho. Seu primeiro disco, "Chá Dançante", foi gravado aos 22 anos, sob direção musical de Tom Jobim.

Considerado um dos precursores da bossa nova, já que seu estilo sincopado de tocar piano acabou influenciando a célebre batida de violão de João Gilberto, João Donato também desenvolveu uma sólida carreira nos EUA tocando ao lado de nomes como Bud Shank, Tito Puente, Mongo Santamaria, Johnny Martinez e outros nomes do jazz. Por lá, gravou o disco "A Bad Donato", que contou com a participação do contrabaixista Ron Carter, e o célebre "Donato Deodato", com arranjos de Eumir Deodato.  No Brasil, realizou parcerias com Elizeth Cardoso, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, Elza Soares e Chico Buarque, entre muitos outros. 

Sempre antenado com o que há de mais moderno na música, em 2017 lançou ao lado do filho, o Dj e produtor musical Donatinho, o álbum "Sintezamor", considerado um dos mais ousados da sua extensa discografia.

PLAYLIST:

1. Fritz Kreisler – Liebesleid (Tristeza Do Amor)

2. Georges Boulanger – No Mar Negro

3. Bronislaw Kaper – Invitation

4. João Gilberto & Caetano Veloso – Aquarela Do Brasil

5 . João Donato – A Rã

6. Barbra Streisand – Speak Low

7. João Donato - Nini

8. Shorty Rodgers – Paradise Found

9. Tom Jobim – Outra Vez

10. Claude Debussy – Claire de Lune

Memória Musical vai ao ar aos domingos, às 11h, na Rádio Nacional FM de Brasília, às 22h na Rádio Nacional de Brasília AMRádio Nacional do Alto Solimões e Rádio Nacional da Amazônia; e tem reprise às quartas-feiras, às 22h, na Rádio Nacional FM de Brasília.  Produção e apresentação: Mario Sartorello.

Criado em 29/03/2019 - 12:35

Mais do programa