O Memória Musical desta semana entrevista Filipe Lorenzo.
Nascido em Salvador, Filipe Lorenzo é um artista que se destaca pela versatilidade e riqueza de sonoridades que utiliza em sua música. Sempre mantendo seu jeito próprio e percussivo de tocar violão, passeia pelos mais diversos estilos musicais, indo do pop ao samba, do ijexá ao rock.
Seu primeiro trabalho, o álbum "Odisséia Baiana", lançado em 2016, foi reconhecido pela crítica e teve a faixa-título como vencedora do I Prêmio Caymmi de Música nas categorias Melhor Música e Melhor Arranjo. O disco, que também contou com a participação do mestre Mateus Aleluia, integrou as principais listas de melhores discos do ano feitas por jornalistas e críticos musicais.
Em 2013, integrou o projeto Kabaluerê, quando participou do Carnaval de Salvador ao lado de Antônio Carlos & Jocafi. Com a dupla, lançou o single "Ogã Mirim", produzido pelo guitarrista e produtor Paulo Mutti, apontando para novas possibilidades musicais dentro da moderna Música Brasileira.
Ouça no player acima.
Playlist:
1. Xangai - "ABC do Preguiçoso"
2. Gypsi Kings - "Djobi Djoba"
3. Caetano Veloso - "O Leãozinho"
4. Legião Urbana - "Índios"
5. Metallica - "Nothing Else Matters"
6. Pearl Jam - "Jeremy"
7. Filipe Lorenzo - "Odisséia Baiana"
8. Gilberto Gil - "Eu Preciso Aprender a Só Ser"
9. Milton Nascimento & Wayne Shorter - "Tarde"
10. Filipe Lorenzo e Antonio Carlos & Jocafi - "Ogã Mirim"
O Memória Musical vai ao ar aos domingos, às 11h, na Rádio Nacional FM de Brasília, às 22h na Rádio Nacional de Brasília AM, Rádio Nacional do Alto Solimões e Rádio Nacional da Amazônia; e tem reprise às quartas-feiras, às 22h, na Rádio Nacional FM de Brasília. Produção e apresentação: Mario Sartorello.