Radioator, locutor, poeta, redator, Gerdal dos Santos deixou saudade, incansável e ativo no ar até pouco antes de sua morte, aos 92 anos, em 2022. A trajetória desse carioca no caminho das artes começou em 1942, ainda criança, aos 13 anos, no Teatro Carlos Gomes. Neste mesmo ano, entrou para a Rádio Tupi, como ator-mirim, no programa A Hora do Guri. Na Rádio Nacional do Rio, ele esteve a frente de um dos programas de maior audiência na emissora: A Felicidade Bate a Sua Porta.
Vamos conferir no Memória Nacional deste domingo (6), uma conversa dele, à época apresentador do programa Onde Canta o Sabiá com a jornalista Neise Marçal sobre um dos grandes astros com os quais conviveu, Francisco Alves, o Rei da Voz.
Esse giro pelo tempo relembra ainda mais um episódio da série policial Teatro de Mistério, que marcou as décadas de 50, 60 e 70. Escrita pelo português Hélio do Soveral Rodrigues de Oliveira Trigo, radicado no Rio de Janeiro e depois morador de Brasília, a série fez parte da radiodramaturgia na Nacional, sendo inclusive objeto de inúmeros e aprofundados estudos acadêmicos, ao lado de fãs-clubes em todo o Brasil décadas depois do fim da exibição regular.
Quer saber mais? Aperte o play para conferir.
Memória Nacional
Redação e Apresentação - Cezar Faccioli
Pesquisa - Acervo EBC
Técnica - Lucas Alexandre
Coordenação de Produção - Cynthia Cruz