O Memória Rádio MEC de quinta para sexta-feira (24), à meia-noite, volta a focalizar o trabalho de um produtor emblemático para o rádio brasileiro: Paulo Tapajós. Cantor, compositor, produtor e radialista, Tapajós atuou por muito anos na Rádio Nacional, mas também na Rádio MEC.
Aqui, emprestou seu talento, repertório e conhecimento enciclopédico da música brasileira, na produção de diversos programas entre os anos 1970 e 1990. Entre os títulos que Tapajós produziu estão: Nosso Domingo Musical, Histórias de Engambelar , MPB ao cair da tarde, Música no Ar, O Assunto é Carnaval, O Assunto é Noel e Antologia do Choro.
Neste Memória Rádio MEC há uma parte de um dos programas Antologia do Choro – uma produção de 1987. A série traz ao todo 95 programas, com uma hora de duração, destacando os trabalhos e registros de artistas como Ernesto Nazareth, Rafael Rabelo, Henrique Cazes, Chiquinha Gonzaga, Nilze Carvalho, Radamés Gnattalli, Waldir Azevedo, Luperce Miranda, Arthur Moreira Lima, Jacob do Bandolim, Dilermando Reis, Altamiro Carrilho, Luiz Americano, além de programas temáticos como A Era dos Pianeiros, e programas dedicados aos conjuntos como Galo Preto, Nó em Pingo dÁgua, Quinteto Villa-Lobos, para citar apenas alguns.
Noventa e cinco programas com seleção musical e pesquisa rigorosas, texto primoroso e uma forma de apresentar única, com a simpatia e intimidade que só os grandes do rádio sabem promover.
O programa Antologia do Choro do qual ouve-se um trecho apresenta e comenta choros de Villa-Lobos, Carramona, Irineu de Almeida, Anacleto de Medeiros, Chico Bororó (pseudônimos de Francisco Mignone) e Pixinguinha.
Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM ao vivo.
Seleção musical:
Choros nº 1, de Heitor Villa-Lobos, na interpretação do bandolinista Reco e conjunto
Fantasia ao Luar, de Carramona
Qualquer Coisa, de Irineu de Almeida, na interpretação de instrumentistas brasilienses: Fernando Henrique Machado(sax e clarinete); Alencar, Américo e Niromar (violões); Chico (cavaquinho); Pinheirinho (pandeiro).
Farrula, de Anacleto de Medeiros, com o clarinetista Luiz Gonzaga Carneiro
Céu do Rio Claro, de Chico Bororó (Francisco Mignone), com Nivaldo Francisco de Souza (flauta)
Passinha, de Pixinguinha, com Nivaldo Francisco de Souza (flauta)