A terceira temporada do Memória Rádio MEC vai destacar os programas produzidos pela emissora que se dedicaram às artes da palavra: o conto, a crônica, a poesia, a literatura. A nova série mostrará trechos de produções emblemáticas, como Quadrante (programa de crônicas produzido na década de 1960, que contava com um time de sete cronistas, entre eles Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade), e também relembrar programas menos conhecidos mas não menos brilhantes, como Antologia do Humor e Prosiverso.
Cada programa da nova série será dedicado a um autor ou a um gênero literário, mostrando trechos de diversas produções que abordaram um e outro.
O primeiro programa (08/03) traz produções dedicadas à obra de Vinícius de Moares: de leituras de seus poemas por vozes de locutores, atores e apresentadores, até uma composição do maestro José Siqueira para o poema Porque Hoje é Sábado – Dia da Criação; gravação exclusiva da Rádio MEC.
Ouça o programa no player acima.
Neste programa dedicado a Vinícius relembre trechos de seis diferentes produções da Rádio MEC veiculadas entre a década de 1970 e 2013: Antologia dos poetas brasileiros (1977); Repertório Rádio MEC (1977); Antologia do Humor (1988); Clip Poesia (1993); Ecos de uma era (2012) ; Rádio Documentário especial 100 anos de Vinícius de Moraes (2013).
Abaixo a lista de obras de Vinícius deste programa e as respectivas produções nas quais foram apresentadas originalmente:
Dia da Criação (Porque hoje é sábado), de Vinícius de Moares – música José Siqueira. Declamador: Ivo Ribeiro Siqueira. Coro e Orquestra da Rádio MEC, regência José Siqueira.Gravado em 1977; Soneto de Fidelidade, por Jorge Ramos – Radiodocumentário especial centenário Vinícius (2013); São demais os perigos dessa vida (trecho) e Soneto de Fidelidade (trecho), por Pedro Paulo Colin Gil - Ecos de uma era (2012);‘Seu ‘Afredo’ e O pombo em Antologia do humor – produção Maria Luiza Belloti (1988);A legião dos úrias (trecho), Cinco elegias - ELEGIA DESESPERADA (trecho), Soneto de despedida (trecho) e Soneto de Fidelidade(trecho) em Antologia dos poetas brasileiros – produção Aroldo Bruno de Oliveira (1977); Soneto de Separação e Poética – por Paulo César Pereiro – Clip Poesia (1993).
Também no programa um trecho de uma gravação do poema Dia da Criação (Porque hoje é sábado) pelo próprio Vinícius; gravação que não foi feita na Rádio MEC, mas que foi veiculada em muitas produções.
O Memória Rádio MEC vai ao ar quinta-feira (8), às 23h, na MEC AM, e na madrugada de quinta para sexta-feira, 0h, na MEC FM.