Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segundo programa dedicado à radiodramaturgia na Rádio MEC traz íntegra de conto de Raul Pompéia

O Memória Rádio MEC desta semana apresenta trechos de programas educativos e infanto-juvenis , além da íntegra de uma das edições da série Contos no Rádio

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 19/04/2018 - 23:00

A Rádio MEC teve por décadas um elenco de radioteatro atuante e sempre experimentou formatos e programas em que a dramaturgia tinha importante papel. No Memória Rádio MEC desta semana ouviremos exemplos de um programa educativo com dramaturgia; de programas infantis que também lançam mão de teatro, e de um programa de um recente núcleo de radiodramaturgia, que atuou entre 2011 e 2015 produzindo para a Rádio MEC e para a Rádio Nacional.

Ouça na íntegra no player acima.

Detalhes dos programas:

  • Prosiverso, série lançada no ano de 1988, produzida por diversos profissionais. O programa em destaque nessa edição tinha como tema o escritor Guimarães Rosa.
  • Perguntar e pensar. Lançado em 2008 e dirigido ao público infanto-juvenil e adulto, em formato de rádio-dramaturgia. A cada semana a ‘Dinda’ conversa com a menina ‘Lara’ e com o adolescente ‘Rodrigo’ sobre assuntos que fazem parte de seus cotidianos. São abordados temas como medo, mentira, raiva, beijo, briga e outros que costumam despertar ansiedade. É transmitido aos sábados às 12:00h.
  • Carrocéu de histórias, de Jujuba e Ana Nogueira; programa infantil apresentado pelas crianças Rafa Ferreira, Gabi Souza e Thales Martorelli juntos dos artistas Jujuba e Ana Nogueira. Muitas músicas, brincadeiras, quadros e histórias para os pequenos ouvintes.
  • Blim-Blem-Blom, de Tim Rescala. O programa é uma série dramatúrgica infanto-juvenil que apresenta, de forma lúdica e bem-humorada, o universo da música clássica. A abertura e as vinhetas do programa foram especialmente compostas por Tim Rescala, em 2011
  • Contos no Rádio, produção de 2012 do Núcleo de Radiodramaturgia. Em 2010 um Núcleo de radiodramaturgia foi contratado para a radiofonização de contos e poesias na Rádio MEC. O Núcleo atuou de 2011 à 2016, produzindo tanto para a Rádio MEC quanto para a Rádio Nacional. O Núcleo veiculou produções com textos de autores consagrados e com textos de novos autores. Vamos ouvir a íntegra de um conto de Raúl Pompeia: Decotes de Quinze anos.

 

Memória Rádio MEC vai ao ar na MEC AM às terças e quintas, às 23h e no sábado, às 23h30. Pela MEC FM, o programa vai ar à meia-noite de quarta e de sexta-feira. 

 

Criado em 16/04/2018 - 15:08 - Episódio Radiodramaturgia II

Mais do programa