Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

‘Cartas de ontem e de hoje’ é a série em destaque no Memória Rádio MEC

Cartas de Mário de Andrade e Manuel Bandeira foram lidas na série produzida em 1983

Memória Rádio MEC

No AR em 09/08/2018 - 23:00

O Memória Rádio MEC desta semana apresenta trechos da série Cartas de Ontem e de hoje, produzida em 1983 por Terezinha Bartolo.

Ouça no player acima.

O acervo da Rádio MEC guarda 27 programas dessa série, cada um com duração aproximada de 15 minutos.

Nos programas, a narração apresentava ao ouvinte as circunstâncias em que as cartas foram escritas, e a temática sobre a qual versavam; em seguida atores, sob direção de Dilmo Elias liam as cartas. Para a série foram selecionadas cartas de poetas, críticos literários, políticos, educadores e pintores, como Pancetti e Van Gogh.

Aqui, no Memória Rádio MEC, ouviremos trechos de cartas de Mário de Andrade e Manoel Bandeira. A correspondência entre os dois resultou na publicação de um livro, organizado por Manoel Bandeira, dada sua consistência como texto.

Pesquisadores da obra de Mário de Andrade estimam que ele escreveu cerca de 15.000 mil cartas para os mais diversos remetentes. Apenas para Manuel Bandeira, foram mais de 400. Um dos temas principais dessa correspondência entre Mário e Manuel era a língua portuguesa e seus usos, na literatura e no cotidiano.

Memória Rádio MEC vai ao ar na quinta-feira, às 23h, na Rádio MEC AM e, na sexta-feira, à meia-noite, na Rádio MEC FM.

Criado em 07/08/2018 - 15:52 - Episódio Cartas

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa