Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Memória Rádio MEC estreia na MEC FM com gravações históricas

Neste primeiro programa (7), ouça peças com regência de Mignone e

O programa Memória Rádio MEC destina-se a resgatar gravações históricas dos conjuntos musicais das Rádios MEC, realizadas nos estúdios da emissora e em salas de concerto.

 

A MEC contava com várias formações de conjuntos musicais como a Orquestra Sinfônica Nacional, a Orquestra de Câmara, o Quinteto de Sopros, o Quarteto de Cordas e o Trio da Rádio MEC.

 

A Orquestra Sinfônica Nacional, fundada em 1961, teve como finalidade divulgar a música de concerto brasileira e internacional, na época pouco difundidas no Brasil. Seu primeiro regente titular foi o compositor, maestro e pianista Francisco Mignone, que teve várias obras interpretadas e gravadas pela Orquestra Sinfônica Nacional.

 

Os concertos realizados nos primeiros dez anos de existência da Orquestra projetaram intérpretes e compositores que consolidaram suas carreiras artísticas. O maestro Alceo Bocchino foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Nacional e regente titular durante 13 anos. Outro compositor de renome e que fez parte da orquestra foi o regente e violinista César Guerra-Peixe. Ele foi violinista de 1962 até sua aposentadoria.

 

Neste primeiro programa (07), ouvimos a "4ª Fantasia Brasileira para Piano e Orquestra", com regência de Mignone e o "Concertino para Violino e Orquestra de Câmara", com Guerra-Peixe ao violino e regência de Alceo Bocchino. Clique no player e escute o programa completo.

 

O Memória MEC vai ao ar às segundas-feiras, à meia-noite e meia, com reprise no mesmo horário de terça-feira.



Criado em 07/03/2016 - 20:18 e atualizado em 08/03/2016 - 15:24

Mais do programa