Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Villa-Lobos, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri no Memória Rádio MEC

O programa resgata gravações de músicos das Orquestras da Rádio MEC

A partir dos anos 1960, a Rádio MEC tinha em seu elenco de artistas, músicos que atuavam na Orquestra Sinfônica Nacional, na Orquestra de Câmara, no Quarteto de Cordas ou no Quinteto de Sopros. Havia também um grande Coral, um Quinteto vocal e o Conjunto de Música Antiga, especializado em repertório medieval e renascentista.

 

A Rádio MEC, desde o início de sua criação, procurou alcançar um público bem diversificado, gravando obras de Villa­-Lobos, Guerra­ Peixe, Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Cláudio Santoro e Camargo Guarnieri. Nesta terça-feira (29), o programa apresenta uma homenagem a Villa-Lobos, sob regência de Camargo Guarnieri, com membros da Orquestra Sinfônica Nacional no Estúdio Sinfônico da Rádio MEC.

 

Outra obra que será tocada é a “Seresta Suburbana”, de Alceo Bocchino, que foi escrita originalmente para o Quarteto de Cordas da Rádio MEC. Segundo o autor, é uma manifestação de amor a um Rio de Janeiro lírico, sensual e poético, que não existe mais. Esta peça foi gravada na Faculdade de Filosofia do Rio de Janeiro, em agosto de 1961.

 

Ainda no programa, o "Concertino para Clarineta e Orquestra", de Francisco Mignone, a qual foi uma das primeiras obras brasileiras de concerto para este instrumento. A estreia foi em junho de 1957 em São Paulo, sob a regência do autor e tendo como solista José Botelho. A presente gravação resgata o único registro da interpretação de José Botelho desta obra e é a primeira gravação colocada à disposição do grande público.

 

Por fim, a "Valsa Elétrica", de Ernesto Nazareth, tocada pelo pianista Aloysio de Alencar Pinto. O pianista gravou doze valsas de Ernesto Nazareth para o programa Música e Músicos do Brasil da Rádio MEC em 1963. Ele preferiu gravar no antigo piano Pleyel por ter uma sonoridade mais parecida com o utilizado por Nazareth do que no então recém­-chegado Petroff.

 

Clique no player acima e escute o programa na íntegra.

 

Pesquisa e texto: Fernando Neiva

Locução: Toni Villani

Montagem: Rafael Napoleão

 

O Memória Rádio MEC vai ao ar às terças-feiras, às 0h30, com reprise no mesmo horário às quartas-feiras, na MEC FM 99,3.



Criado em 28/03/2016 - 19:39 e atualizado em 29/03/2016 - 14:28

Mais do programa