Desde a Rádio Sociedade, a primeira estação de rádio do Brasil, a prática de consultar ouvintes e de receber elogios, críticas e sugestões é corrente. Esse é o tema do Memória Rádio MEC de quarta (12) para quinta-feira, a 0h30.
A revista Rádio, por exemplo, uma publicação da década de 1920, fazia pedidos para que o público manifestasse as suas preferências de programação: quais gêneros de música gostavam de ouvir, quais informes e notícias precisavam, se queriam mais conferências científicas e literárias, e se preferiam música séria, clássica e de ópera, ou leve e de jazz-bands. Os ouvintes da rádio, por cartas, criticavam e elogiavam a programação, com alguns pedindo mais músicas populares e outros mais música clássica.
Ouça a MEC FM ao vivo:
Na Rádio MEC, em 1943, o então diretor Fernando Tude de Souza instituiu um espaço na programação dedicado exclusivamente aos pedidos musicais dos ouvintes: "Atendendo aos ouvintes" era o nome do programa. Muitos profissionais atuaram na produção do "Atendendo aos ouvintes": Lucília Figueiredo, Maria do Carmo Zerbinato, a musicista Marina Moura Peixoto e Alfredo Canthè. Até a década de 1990 ainda era grande o número de pedidos que chegavam por carta, mas a tendência dos pedidos passar a feita por telefone foi se acentuando. Nos anos 2000, a Central de Atendimento ao Ouvinte passou a ser importate parceira do programa, que contou também com a produção de Marlene Barton e Thiago Regotto, e mudou de nome: "Clássicos do Ouvinte. Atualmente o programa é produzido por Emilly Krüger.
Confira neste Memória Rádio MEC entrevistas com os produtores do "Clássicos do Ouvinte", trechos de programas de acervo e a participação especial dos colaboradores da Rádio MEC AM e Nacional, Rosalina Rocha e David Izidoro.
Saiba mais mais sobre essa história no Memória Rádio MEC que vai ao ar na madrugada de quarta para quinta, 0h30, com reprises no fim de semana.