No Momento de Jazz desta segunda-feira (14), Nelson Tolipan convida Lilian Valesca e Marcelo Neves para falar sobre o musical “Amargo Fruto – A Vida de Billie Holiday”.
Ao longo do programa a atriz e cantora Lilian e o diretor musical comentam o drama musical que teve a sua estreia neste ano de 2015, quando Billie Holiday completaria 100 anos. Lilian fala sobre a dificuldade de interpretar uma mulher com uma história sofrida, cita os abusos e traições que Holiday sofreu ao longo da vida, e também muito talentosa traduzindo toda essa carga emocional em interpretações viscerais de suas músicas.
Neves fala sobre suas escolhas musicais para o drama, optando, por exemplo, por um quarteto: piano, baixo acústico, bateria e saxofone. Tolipan seleciona gravações originais da diva do jazz para entrelaçar esse diálogo, e Valeska interpreta “a capella” a canção que serve de inspiração para o título da peça, “Strange Fruit”. Segundo Tolipan, o dono do “Café Society”, onde ela cantava, pedia que os garçons parassem de servir e que o foco de luz ficasse exclusivo no rosto de Billie Holiday enquanto ela interpretava “Strange Fruit”. Segundo Marcelo Neves essa canção fala sobre o racismo e sobre o linchamento de afroamericanos no sul dos EUA, que eram linchados e pendurados em árvores, os “amargos frutos”.
O musical “Amargo Fruto – A Vida de Billie Holiday” está em cartaz, em temporada de estreia, de quinta a domingo no Teatro Municipal Carlos Gomes (3005-4104) até o dia 27 de setembro. A direção é de Ticiana Studart, a direção musical e arranjos são de Marcelo Alonso Neves, e Lilian Valeska canta e interpreta Billie Holiday.
Na seleção musical: “God Bless the Child”, “Detour Ahead”, “Gloomy Sunday”, “Strange Fruit”, “I'll Get By”, “As Time Goes By”, “Fine and Mellow” e “There'll be Some Changes Made”.
Momento de Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 23h, na MEC FM Rio, agora em nova frequência 99,3MHz.